Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Desafio ao Gabriel: O Início

Não vejo assunto melhor para um primeiro post (considerando que o anterior foi praticamente um editorial) que começar pelo meu sobrinho. Ainda mais porque é o assunto que mais me deixa curioso e ansioso pelo que vai vir nessas férias. Explico: tenho um sobrinho chamado Gabriel Augusto; filho precoce de meu único irmão, Diogo, de quando ele estava com toda aquela energia dos 19 anos de idade. Hoje, Gabriel tem 9 anos (nossa, não parece que tem tanto tempo assim que ele nasceu!), e vendo as provas de português dele há uns dois meses atrás, fiquei seriamente preocupado. Não sei se com todo menino de 9 anos acontece a mesma coisa, mas eram diversos erros de ortografia. E, o pior: quando pedia para ele ler alguma coisa, por mais simples que seja, primeiro ele relutava. Depois de muito insistir, ele lia, bem pausadamente, engolindo a pontuação e sempre me dando, ao final, a sensação de que ele mesmo não entendia completamente o que lia. Só entendia depois de repetir o que acabara de ler por umas duas vezes pelo menos...

Ele é aluno de escola pública, e é notória a deterioração do ensino público no Brasil (tema talvez para um futuro post), mas realmente não me lembro de como era a minha leitura nessa idade. Tentei colocar na cabeça, depois, que talvez eu estivesse exagerando, que nessa idade a criança não é leitor completamente formado, que ele ainda estava no seu tempo, etc. Mas a pulguinha insistia em ficar me atazanando atrás da orelha. Resolvi fazer algo. Aí veio a ideia de um desafio. Nada melhor para estimular uma criança que um desafio.

Tenho há uns 2 anos já um videogame portátil chamado Nintendo DS. É uma graça, super divertido de jogar e, o melhor: meu sobrinho sempre A-D-O-R-O-U o tal videogame. Toda vez que me via perguntava logo se eu trazia comigo o meu videogame (acho que ele queria ver mais o videogame que a mim! rs). Daí resolvi fazer a proposta: dava o videogame pra ele no natal se ele lesse um livro por mês até dezembro. Mas, claro, haviam condições: eu escolheria os livros, ele deveria ler os livros sozinho (podendo contar com o auxílio de alguém caso tivesse alguma dúvida com palavras ou se não entendesse algum trecho), e eu faria uma série de perguntas para ele no final de cada mês para verificar se ele realmente tinha entendido o que havia lido. A proposta foi feita no começo de maio, e ele ficou animadíssimo com a possibilidade de ganhar o tão sonhado videogame! Pronto, estava armada a encrenca. Tratei de procurar o primeiro livro, que ele deveria ler em junho.

E não foi tarefa fácil achar o livro. Primeiro porque ele não gosta de ler, pelo menos não sozinho (minha mãe e a mãe dele sempre leram estorinhas para ele, mas não lembro se ele já teve o hábito de ler esses livrinhos sozinho), então de começo não podia ser nada muito complicado. Nem muito extenso, porque corria o risco de tudo ser um tiro no pé e ele tomar raiva por completo da leitura (poderia ficar frustrado por não conseguir o que queria). Então encontrei o livro perfeito: O livro das Virtudes para Crianças. Trata-se de uma coleção de diversas histórias e contos, de várias partes do mundo, reunidas por William J. Bennett. São histórias bem curtinhas, com ilustrações lindíssimas, e cada conjunto de 5 ou 6 histórias tratando de uma determinada virtude. Era perfeito porque ele não iria se cansar, poderia ler uma história completa por dia (não precisava parar o raciocínio em um dia para retomá-lo no outro, o que pode ser um pouco problemático com histórias compridas para quem não tem hábito de leitura), e não teria problemas em entender porque o vocabulário não é muito pesado.

Enviei o livro para ele no dia 08 de junho, e nesse sábado agora (dia 17 de julho) me encontro com ele para a primeira entrevista! Não tenho ideia do que sairá de lá, mas uma coisa eu já sei: minha mãe me disse que ele ficou super animado com o livro e, mesmo eu tendo falado que ele precisava ler somente metade do livro para esse mês (é um livro de 140 páginas! Achei que ele não conseguiria ler tudo), o danadinho já terminou o livro todo há pelo menos umas duas semanas! O negócio saiu melhor que encomenda. Sábado eu posto pra vocês aqui o teor dessa nossa primeira entrevista...


PS1: Meu pai ligou para o Gabriel no final de semana. Ficou fazendo terrorismo com o coitado. Disse: “Seu tio me disse que vai fazer 50 perguntas para você sobre o livro! E você pode errar somente uma.” (que avô mais malvado... rs). Depois, me passou o telefone... Ouvi uma voz super aflita do outro lado: “Titio Magno, não é verdade que você vai me fazer 50 perguntas, é? E eu posso errar só uma!?”. Coitadinho. Tranquilizei ele, e disse que nem vão ser tantas perguntas, nem vão ser perguntas difíceis. E que se ele tivesse realmente lido o livro, ia tirar de letra... Ah, e esse “Titio Magno” sempre me faz lembrar de quando ele, ainda um toquinho de gente, não sabia falar meu nome direito e me chamava de “Titio Magono”. Muito fofo!!!


PS2: Junto com o primeiro livro enviei a carta abaixo com algumas “recomendações” iniciais. Exagerei um pouco, confesso, mas fui escrevendo, escrevendo e acabou transbordando. Como foi de última hora e não tinha tempo pra resumir isso, acabou ficando assim mesmo:


Olá Gabrielzão!

Pronto para nosso desafio? Espero que sim. Junto com essa carta, vai o primeiro livro. Deu um trabalho danado para escolhê-lo entre incontáveis ótimos livros que existem por aí, mas acredito que esse vai ser um bom começo pra você. Primeiramente, não se assuste com o tamanho do livro: ele servirá para os dois primeiros meses. Metade dele para esse mês, e metade para julho. Não é um livro difícil de ser lido mas, como toda leitura, você provavelmente encontrará algumas palavras que não conhece. Quando isso acontece comigo, de encontrar bem no meio de uma boa história uma palavra que nunca tinha visto antes, sabe o que eu faço? Tento primeiro descobrir sozinho o que ela significa. Muitas vezes, basta apenas imaginar que você descobre.

Quer um exemplo? Veja o título desse livro: “O Livro das Virtudes para Crianças”. Você sabe dizer o que significa a palavra “virtude”? Se você abrir o livro na página 7, vai ver que existe um “Sumário”. Vá lá, abra o livro que eu espero... Achou? Pois bem, Sumário é algo que todo livro tem. Já deve ter visto um desses nos seus livros da escola. No sumário, você pode ver uma lista do conteúdo do livro, com a página onde você pode encontrar cada item. No caso desse livro, o sumário apresenta a página onde está cada história do livro. Se você reparar bem, cada conjunto de histórias é precedido por um tema. Primeiro temos “CORAGEM / PERSEVERANÇA”, depois “RESPONSABILIDADE / TRABALHO / DISCIPLINA”, e assim por diante. O sumário está dividido dessa forma porque cada história tem como tema uma virtude. Então, cada uma dessas palavras (Coragem, Responsabilidade, Disciplina, Fé, Honestidade, etc.) é uma virtude. Para tentar descobrir, então, o que significa virtude, tente pensar no que essas palavras tem em comum. O que coragem tem em comum com honestidade, ou com responsabilidade? Todas essas palavras não falam de bons valores que uma pessoa pode ter? Imagine uma pessoa corajosa, responsável, trabalhadora, honesta, leal e disciplinada. Não seria, no fim, uma pessoa boa? Virtude é justamente isso! Uma característica ou valor que, se a pessoa tem, pode-se dizer que ela é uma pessoa boa. Não é fácil perceber isso quando se tem um conjunto de virtudes juntas e se procura a semelhança entre elas?

Agora, se mesmo pensando na palavra você não conseguir descobrir o que ela significa, minha segunda opção é perguntar pra alguém que conheço. É sempre bom perguntar para outras pessoas o que a gente não sabe. Mas, sempre em primeiro lugar, para pessoas de confiança, como sua mãe, seus tios e tias ou seus avós. Deve-se sempre prezar o conhecimento de pessoas que já viveram mais que você, que tem mais experiência e que conhecem mais do mundo que você. E perguntar é bom porque você pode, além de descobrir o que uma palavra significa, conversar com essa pessoa sobre a palavra, pedir exemplos pra entender melhor, absorver dela um pouco da experiência que ela já teve na vida. É ótimo!

Por fim, se mesmo assim ninguém souber te falar o que a palavra significa, tem sempre o dicionário. No dicionário você encontra qualquer palavra! Todas mesmo!! Olha aqui o que o dicionário fala sobre a palavra virtude:

· Hábito de praticar o bem, o que é justo; excelência moral; probidade, retidão.

· Boa qualidade moral.

· O conjunto de todas as boas qualidades morais.

· Austeridade no viver.

· Força moral; valor, valentia, coragem.

· Ação virtuosa.

· Castidade, pudicícia.

· Validade, força, vigor.

O dicionário pode parecer um pouco confuso às vezes, então se você precisar chegar ao ponto de olhar no dicionário, tenha sempre alguém do lado que possa te explicar melhor o que está escrito nele. Pelo menos até você se acostumar com a forma como as coisas são escritas no dicionário.

Como atrasei um pouco para te enviar o livro, vou deixar para te fazer as perguntas lá pela metade do mês de julho, por volta do dia 11 ou 12. Neste primeiro momento, vou pedir para que você leia todas as histórias das virtudes “CORAGEM / PERSEVERANÇA” e “RESPONSABILIDADE / TRABALHO / DISCIPLINA”. Pode ler mais se quiser, mas tenha lido até esse dia pelo menos esses dois capítulos. Se você perceber, são 15 histórias, ou 54 páginas do livro. Recomendo que leia, pelo menos, uma dessas histórias a cada dois dias, para não deixar acumular tudo para a última hora. Leia a história, veja se entendeu, aprecie as ilustrações do livro (que, por sinal, são muito bonitas!). Se não entender, peça que sua mãe ou qualquer outra pessoa leia com você. Converse com alguém sobre a história. Tente relacionar a história com as virtudes onde ela está. Essa história se refere a todas as virtudes? De qual ela fala mais? Por quê?

No mais, espero que se divirta com o livro porque, no final, a leitura tem que ser um prazer, e não uma obrigação! Se no final de todos os livros e de todas as conversas que tivermos você realmente conseguir perceber isso e conseguir encontrar algum prazer em ler, já terá valido a pena.

Grande abraço e boa leitura!

Do seu tio que te ama muito,

Magno Santana Soares



2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog Magaiver!! Ele está muito divertido de ler. E o que faríamos sem você? Excelente idéia para a educação do Gabrielzão. Só você mesmo.

Abraço

Unknown disse...

Parabéns Magno e obrigada por ser sempre dedicado com o nosso Gabriel, esse livro está guardado aqui!! Tem estórias muito lindas mesmo...