Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

E começa aqui um antigo sonho...

Desde muito tempo venho pensando em escrever algo. Qualquer coisa, desde que esse “algo” me ajude a parir de dentro de mim um monte de pensamentos que vivem ali fermentando, mas que teimam em não ganhar vida, a não ser tangencialmente naquilo que hora ou outra falo.

Da vontade inicial até agora, esse “obstetra de idéias” já teve um punhado de faces diferentes. Mas por um motivo ou outro (confesso que na maior parte por certa preguiça) o parto nunca veio. Então, dia desses passei numa livraria e achei uma antologia do Fernando Pessoa. E dentre as muitas epifanias que tive lendo um fragmento da obra desse fantástico poeta, veio a despertada por esse texto:

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: ‘Navegar é preciso; viver não é preciso’.

Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Não quero pra mim tanto. Nem sei se tenho capacidade de ter tamanhas pretensões, ou se a humanidade vai querer ter para si algum conhecimento porventura gerado por mim. Nem muito menos quero perder minha vida em busca desse suposto conhecimento. O que foi despertado aqui dentro ao ler esse texto foi a necessidade de botar pra fora, mesmo que nunca vá fazer diferença pra ninguém, o que penso, e o que me faz pensar. E por um simples motivo: se ficar aqui comigo, morrerá comigo. Se for colocado no papel, pode fazer a diferença pra alguém. E só a possibilidade já faz valer a pena.

E o que espero de vocês? Que compartilhem, que comentem, que critiquem ou elogiem. Enfim, que participem! Quando Fernando Pessoa escrevia seus poemas, tinha que esperar semanas pra ouvir o que as pessoas achavam deles. Mas hoje, basta eu esperar que alguém leia e tenha a vontade de comentar maior que a de simplesmente desprezar. Então, vou fazer de tudo para dar a vocês vontade suficiente para comentar o que vier aqui. Tenham paciência, vai demorar um pouco até eu ficar afiado. Mas esse dia vai chegar, e que esse blog possa fazer pelo menos alguma diferença na vida de alguém. Que seja pelo menos um sopro de estímulo. Então, que comecemos nossa aventura...

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito sucesso nessa nova jornada!! Você faz a diferença pra mim!! te amoo!! Sua leitora Lud

Unknown disse...

Tanto a pretensão como o texto são ótimos. Gostei do sonho, da coerência textual e que o "antigo sonho" possa descortinar para um mundo novo a vida de muita gente, tornar novo o antigo sonho de alguém.

José Mangueira disse...

Eu só tenho algumas coisas pra falar. Parabéns eu gostei muito do seu blog, estou orgulhoso que finalmente você está realizando esse desejo e você escreve muito bem. Meus comprimentos.

Sypczuk disse...

Então, que comecemos nossa aventura do descobrimento...